Post
AMSULPAR se une a Bancada federal do Paraná, AMP, CNM, ALEP e prefeitos em defesa de emendas à PEC 66/2023

A AMSULPAR representada pelo presidente Sebastião Algacir Dalpra, e pelo vice-presidente Joel Martins Ferreira participou nesta semana na Assembleia Legislativa, em Curitiba, do Seminário da Comissão Especial da PEC 66/2023 – Limite Precatórios e Débitos Previdenciários da Câmara dos Deputados.
Promovido pelo coordenador da bancada federal do Paraná e coordenador da Comissão da PEC 066/2023, deputado Toninho Wandscheer, o encontro reforçou a união da bancada federal, da AMP, da CNM (Confederação Nacional de Municípios), da Assembleia Legislativa e dos prefeitos e prefeitas do Paraná em apoio à PEC 66.
Entre outros benefícios, as três emendas apresentadas pela CNM à Comissão alongam os prazos de pagamento e alteram o índice de correção das dívidas previdenciárias dos municípios, aliviando as finanças das prefeituras.
O presidente da AMSULPAR, Sebastião Algacir Dalpra destacou mais uma ação da AMSULPAR. “Seguimos fortalecendo a nossa Associação. Toda ação que agimos em grupo faz com que nossa região ganhe um maior destaque. Seguimos trabalhando para que muitos avanços cheguem para nossos municípios” destacou.
O prefeito de General Carneiro Joel Martins Ferreira destacou a participação da AMSULPAR. “Estive em nome da AMSULPAR representando nosso presidente neste encontro muito válido. Uma ação importante que influência diretamente os municípios que tem dívida previdenciária e de precatória, onde o principal item que pode alterar é o indexador. General Carneiro não enfrenta problemas de precatórios, mas sabemos que municípios da região serão beneficiados com essa PEC e por isso a AMSULPAR está junto nesta caminhada” destacou o prefeito.
O deputado Toninho Wandscheer disse que a bancada federal do Estado está unida em torno do tema, em apoio aos municípios. “O Paraná tem uma bancada municipalista. Os prefeitos e prefeitas podem ter a certeza de contar conosco para garantir a aprovação desta matéria, que é de suma importância para as prefeituras não só do Paraná, mas de todo o País”, comentou.
Marcel Micheletto destacou a liderança e o protagonismo da AMP e da CNM em defesa dos municípios, a nível nacional, e agradeceu as presenças de todos os prefeitos e prefeitas, além dos representantes das 19 associações regionais de municípios do Estado, no encontro. O presidente da AMP disse que a PEC é de fundamental importância para os municípios e destacou a União de todos em torno do tema.
A TRAMITAÇÃO DAS EMENDAS À PEC 66/2023
As três emendas defendidas pelas organizações municipalistas à PEC propõem:
1) Aplicação automática das novas regras previdenciárias da União para os Municípios, caso não consigam adotar, no prazo de 18 meses após promulgação, regras de elegibilidade, de cálculo e de reajustamento de benefícios que promovam resultado financeiro e atuarial assemelhado ao das regras aplicadas ao RPPS da União.
2) Maior gradação do limite de comprometimento da receita corrente líquida com pagamento de precatórios, mantendo o limite máximo de 10 anos para quitar o estoque com o objetivo de contemplar os Municípios mais afetados atualmente,
3)Utilização do IPCA para correção da taxa de juros das dívidas previdenciárias dos Municípios, adicionado de juros de até 4%. Além disso, também foi proposto que as demais dívidas dos Municípios com a União sejam refinanciadas em 360 meses.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
