Foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 22, a solenidade alusiva ao 36º aniversário da Segunda Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) – Companhia Heróis do Contestado, que contou com a presença do prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Iung, prefeito de Porto União, Renato Stasiak, o Comandante do 4º Comando Regional, Coronel Xerwonka e o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná em exercício, Coronel QOPM César. Também estiveram presentes autoridades locais do setor legislativo e judiciário, bem como policiais e seus familiares.

.

Durante a solenidade várias pessoas foram homenageadas com a entrega da medalha Heróis do Contestado, uma medalha destinada a homenagear militares, civis, entidades públicas e privadas, que no transcorrer da história estiveram presentes no crescimento e evolução da Companhia. Também foi inaugurado o centro médico e odontológico, que irá atender militares e seus dependentes sob a direção do Coronel QOS Raimundo José Moro.

.

O comandante da Companhia, Major Gilberto Oiti Oliveira Júnior, agradeceu a todos que ali prestigiaram mais esta conquista e evidenciou o fortalecimento entre profissionalismo e humanismo existente.

“Por ser capaz de empregar a autoridade, sempre de forma legal e em proporção necessária no cumprimento de seus deveres, a 2ª CIPM sempre buscou ser uma instituição total, promovendo comprometimento intenso e permanente por meio de seus integrantes, envolvendo o profissional e o ser humano, onde à perícia agrega-se a honra e a determinação”.

.

A CIPM

Oficialmente criada em janeiro de 1976, a Companhia é originária do 3º BPM, sendo efetivamente instalada em outubro do mesmo ano. Ela é composta por três pelotões, sendo um deles de Rotam (Rondas Ostensivas Tático Motorizadas). Sua área de atuação compreende oito municípios do estado, sendo sete deles pertencentes à Amsulpar: Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin e Porto Vitória. Mais o município de Mallet.

.

A denominação histórica – “Companhia Heróis do Contestado”, deve-se ao fato da cidade de União da Vitória ter sido um importante centro de resistência aos revoltosos no conflito do Contestado, posição estratégica de onde partiu o regimento de segurança (antiga designação da Policia Militar do Paraná) para o combate do Irani. Em 2004, a 2ª CIPM recebeu do governo do estado esta denominação.

.

“O reconhecimento de tal proeza heróica se reflete na construção do projeto que resgatou a memória da 2ª CIPM, pautado nisso por meio do decreto estadual nº 2.837 em 22 de abril de 2004, pois a referida companhia passou a ter a designação histórica de “Companhia Heróis do Contestado” e assim se faz seu prestigio real. Hoje somos referenciados como 2ª companhia independente de policia militar, Companhia Heróis do Contestado”, explica o Major.

.