Para criar a cultura de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais, o Conselho Estadual do Trabalho em parceria com as secretarias estaduais do Trabalho e da Saúde, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, centrais sindicais, entidades patronais e Fundacentro deram inicio à 1.ª Semana Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho do Paraná. A abertura oficial foi na tarde dessa segunda feira, 22, às 14h de segunda-feira, na Escola de Saúde Pública do Paraná. Em seguida, houve palestra do auditor fiscal do trabalho do TEM Alexandre Scarpelli, sobre o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. A palestra foi transmitida por videoconferência para todas as regionais de saúde do estado, entre elas União da Vitória.

 .

De acordo com secretário e coordenador geral da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), Sr. Jean Carlos Cappellari, é de grande importância esta discussão e, principalmente, a orientação, tanto dos empregadores como dos trabalhadores envolvidos sobre segurança do trabalho.

 .

“O trabalhador saí de sua casa para ganhar o pão de cada dia, e deve voltar com saúde da mesma forma que saiu. Os Sindicatos dos Trabalhadores, Sindicato Patronal e o Poder Público, deveriam fazer campanhas para divulgar essas ações referentes à Segurança do Trabalho. Porque a prevenção é a base, para evitarmos acidentes do trabalho”, afirma ele.

.

Na região que abrange os municípios pertencentes à Amsulpar a saúde e segurança tem tido um grande avançado, segundo o secretário. Os empresários, mais conscientes, estão contratando profissionais voltados à segurança no trabalho. Porém, ainda é preciso mais esforço, para que continue essa evolução e, consequentemente, diminuam os acidentes do trabalho.