Na manhã de quinta feira, 22, a Associação dos Municípios Sul Paranaense, Amsulpar, sediou a última reunião de prefeitos dos municípios pertencentes do ano de 2012. Estiveram presentes na ocasião os prefeitos Kurt Nielsen Jr de Porto Vitória, Ivanor Dacheri de General Carneiro, Paulo H. Almeida,de Paula Freitas, Euclides Pasa de Cruz Machado e Moacir Masiero representando o município de Bituruna.

 

O principal assunto em pauta foi a atual situação da Amsulpar, que em breve terá nove novos prefeitos participantes pelos próximos quatro anos. Também foi feita uma breve retrospectiva, apontando as mudanças e o crescimento que a Amsulpar sofreu ao longo destes anos.

 

O prefeito e presidente da associação, Kurt, iniciou afirmando a importância em continuar, ainda que no final de gestão, o compromisso com a associação e suas ações, que por meio de dados comprovou seu progresso e cumprimento de missão. Falou ainda que uma nova presidência chegará em breve, e que é dever de todos os participantes atuais entregar a associação em boas condições.

 

“Nos temos que terminar este ano com tudo em dia, para que no ano seguinte os novos prefeitos consigam dar continuidade ao nosso trabalho e também terem a possibilidade de fazer mais do que fizemos”.

 

Em seguida Gizeli Terezinha Portela, secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), apresentou a situação do consórcio e estimativas para o próximo ano. Já no final da reunião, a secretária agradeceu a todos os prefeitos pela confiança depositada nela e em todo o trabalho da Cisvali.

 

Os prefeitos também agradeceram a Amsulpar, a Cisvali e a advogada responsável por todo trabalho prestado aos seus municípios e também agradeceram uns aos outros por tanto tempo de convivência e trabalhos feitos juntos.

 

A criação da Associação é resultado de uma reunião entre os prefeitos municipais da época de 1969. Com isso, eles desejavam reunir soluções para os planos conjuntos das cidades associadas, integrando os objetivos de todos para que as conquistas fossem alcançadas.Programas de planejamento, que propõem resoluções aos problemas sociais, econômicos e políticos, locais ou regionais, fazem parte de sua agenda, junto a treinamentos e aperfeiçoamentos de servidores. Também a adoção de estímulos fiscais com o aproveitamento de recursos naturais, matéria-prima e mãos-de-obra disponíveis, a Amsulpar une os recursos técnicos e financeiros da união que fazem parte de seus ideais, bem como a briga pela liberação de verbas, auxílios e subvenções devidas pelos associados.

 

A Amsulpar se coloca a favor de todas as ações praticadas pelos seus idealizadores, na procura de recursos possíveis para que essas mudanças se concretizem. Sua atuação visa a interação administrativa, econômica e social desses municípios, e além de beneficiá-los, luta pelos seus direitos, na tentativa de ampliar a democracia do Estado.