Na manhã de terça-feira, 27, Associação dos Municipios Sul Paranaense, Amsulpar sediou a reunião dos nove prefeitos eleitos em 2013 que irão assumir a administração municipal no início de 2013. Entre eles esteve Dr. Ledur, de São Mateus do Sul, Marisa, de Porto Vitória, Jamil, de Paulo Frontin, Mauro, de Paula Freitas, Joel, de General Carneiro, Antônio da Saúde, de Cruz Machado, Fábio Machiavelli, de Antônio Olinto e Jair Brugnago, vice-prefeito eleito de União da Vitória. Além destes, também compareceu o prefeito que assumirá o município de São João do Triunfo, Marcelo Hauagge, que demonstrou grande interesse em fazer parte da associação.

 

Durante a reunião o secretário executivo da Associação, Wagner Ari Neumann, fez uma breve retrospectiva, apontando as mudanças e o crescimento que a Amsulpar sofreu ao longo dos quatro anos passados, em que foi presidida pelo prefeito de Porto Vitória em 2009, Kurt Nielsen Jr, pelo prefeito de Paula Freitas em 2010, Paulo Almeida, pelo prefeito de São Mateus do Sul em 2011, pelo prefeito Luiz Adyr, e novamente por Kurt Nielsen em 2012, como a resolução de diversos problemas de âmbito jurídico, com a ajuda da advogada Manuela Rosa de. Castilho, e o inicio do desenvolvimento de uma comunicação integrada e mais responsável. Segundo o secretário, no início 2012 a Associação criou seu site oficial para “oferecer a população regional transparência sobre todos os trabalhos e planejamentos feitos”. Com o bom resultado, os novos prefeitos demonstravam vontade de gerar conteúdo e aproveitar a plataforma virtual para informar cada vez mais.

 

Houve também a participação do diretor da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Paraná (CODAPAR), Jair Vendruscolo, junto ao chefe do núcleo regional da SEAB, Jair de Melo, e o gerente regional da Emater de União da Vitória, Cleacir Jr Dall Agnol, exibindo a todos o Programa Patrulha do Campo que visa, por meio de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a sua implementação, adequação e manutenção de forma integrada às práticas conservacionistas para que, além de permitir a trafegabilidade durante o processo, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil.

 

Além disso, foi informado aos senhores prefeitos eleitos a necessidade de, em breve, eleger-se o novo prefeito da Amsulpar e pedido para os todos pensarem se há interesse pelo cargo.