Post
Encontro define operacionalização do Programa Patrulha do Campo na região da AMSULPAR

O Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR) Silvestre Dimas Staniszewski e o Diretor de Desenvolvimento, Jair Pedro Vendruscolo, se reuniram na manhã de quinta-feira, 28 de fevereiro, no Auditório da Fundação de Cultura de União da Vitória, para uma reunião de trabalho com os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR).
De acordo com o presidente da Amsulpar, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, o objetivo do encontro foi o de repassar informações a respeito do Projeto Patrulha do Campo. O Projeto do Governo do Estado disponibiliza aos consórcios intermunicipais, patrulhas rurais para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais.
Segundo Pedro Ivo, o Consórcio Intermunicipal que integra os municípios da AMSULPAR mais o município de São João do Triunfo, está em processo de formação estatutária. “É um programa maravilhoso que só vem contribuir para o desenvolvimento de nossa região”, afirma Pedro Ivo, falando em nome de todos os prefeitos.
Patrulha do Campo
Segundo o diretor presidente da CODAPAR, o Patrulha no Campo visa através de novas formas organizativas, consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas, de forma integrada as práticas conservacionistas, para que além de permitir a trafegabilidade durante, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil.
Operacionalização
Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.
Conforme repassado na reunião pelo Diretor de Desenvolvimento da CODAPAR, o Programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela CODAPAR que será responsável em capacitar os operadores para executar a adequação e manutenção das estradas; elaborar projetos técnicos das estradas, disseminando esta prática junto aos municípios para que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados e acompanhar junto aos Consórcios a execução das obras.
Já a Secretaria da Infraestrutura e Logística e, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é responsável por repassar os equipamentos e capacitar os operadores de máquinas. Cabe aos Consórcios se responsabilizarem pelos operadores de máquinas e gastos com combustíveis.
O próximo passo para receber os equipamentos da Patrulha é o encaminhamento do Projeto de Lei, para o Poder Legislativo de cada município com intenção de aderir ao Consórcio. Em seguida, a elaboração de um plano de trabalho e assinatura do Convênio.
Equipamentos em exposição
Os equipamentos que formam a Patrulha do Campo estiveram expostos na quinta-feira, 28 de fevereiro, nas proximidades do Aeroporto José Cleto, durante a visita do Governador Beto Richa. Na ocasião, o governador anunciou a vinda de duas Patrulhas do Campo para a região de União da Vitória.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
