O Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR) Silvestre Dimas Staniszewski e o Diretor de Desenvolvimento, Jair Pedro Vendruscolo, se reuniram na manhã de quinta-feira, 28 de fevereiro, no Auditório da Fundação de Cultura de União da Vitória, para uma reunião de trabalho com os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR).

 

 

De acordo com o presidente da Amsulpar, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, o objetivo do encontro foi o de repassar informações a respeito do Projeto Patrulha do Campo. O Projeto do Governo do Estado disponibiliza aos consórcios intermunicipais, patrulhas rurais para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais.

 

 

Segundo Pedro Ivo,  o Consórcio Intermunicipal que integra os municípios da AMSULPAR  mais o município de São João do Triunfo, está em processo de formação estatutária. “É um programa maravilhoso que só vem contribuir para o desenvolvimento de nossa região”, afirma Pedro Ivo, falando em nome de todos os prefeitos.

 

 

Patrulha do Campo

 

 

Segundo o diretor presidente da CODAPAR, o Patrulha no Campo visa  através de novas formas organizativas, consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas, de forma integrada as práticas conservacionistas, para que além de permitir a trafegabilidade durante, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil.

 

 

Operacionalização

 

 

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.

 

 

Conforme repassado na reunião pelo Diretor de Desenvolvimento da CODAPAR, o Programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela CODAPAR que será responsável em capacitar os operadores para executar a adequação e manutenção das estradas; elaborar projetos técnicos das estradas, disseminando esta prática junto aos municípios para que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados e  acompanhar junto aos Consórcios a execução das obras.

 

 

Já a  Secretaria da Infraestrutura e Logística e, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é responsável por repassar os equipamentos e capacitar os operadores de máquinas.  Cabe aos Consórcios se responsabilizarem pelos operadores de máquinas e gastos com combustíveis.

 

 

O próximo passo para receber os equipamentos da Patrulha é o encaminhamento do Projeto de Lei, para o Poder Legislativo de cada município com intenção de aderir ao Consórcio. Em seguida, a elaboração de um plano de trabalho e assinatura do Convênio.

 

Equipamentos em exposição

Os equipamentos que formam a Patrulha do Campo estiveram expostos na quinta-feira, 28 de fevereiro, nas proximidades do Aeroporto José Cleto, durante a visita do Governador Beto Richa. Na ocasião, o governador anunciou a vinda de duas Patrulhas do Campo para a região de União da Vitória.