O presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv se reuniu na manhã de segunda-feira, 8, em seu gabinete, com representantes da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Instituto Paranaense de Extensão Técnica e Rural (EMATER) e o secretário da AMSULPAR, Wagner Neumann. Na pauta do encontro, os preparativos para o grande evento que acontece no dia 8 de maio, onde serão escolhidos os novos membros do Conselho Gestor do Território Vale do Iguaçu.

 

 

O Território Vale do Iguaçu foi criado em 2008 e tem como objetivo promover um desenvolvimento sustentável mediante a processos educativos e participativos, bem como o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações, de modo a incentivar o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias que moram no meio rural. Integram o Território, os municípios da AMSULPAR juntamente com São João do Triunfo.

 

 

De acordo com Pedro Ivo, a formação de um novo Conselho Gestor se faz necessária para a vinda de recursos do Governo Estadual e Federal visto que recentemente o Território foi homologado nacionalmente. “Temos urgência em reorganizar este Conselho visto que os antigos membros em sua maioria, não integram mais as entidades que formavam o antigo órgão”, afirma.

 

 

A técnica da EMATER e responsável pelo Território Vale do Iguaçu, Terezinha W. Monte,  ressalta que neste encontro participam de mais de 90 entidades entre integrantes de comunidade rurais, conselhos municipais, instituições governamentais e não governamentais. Destes, serão escolhidos 15 representantes para comporem o Comitê Gestor. “Com este Comitê formado podemos aplicar de forma prática o Plano de Desenvolvimento do Território onde estão inseridas todas as necessidades para o pleno desenvolvimento de cada município integrante”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR