O Diretor de Políticas Públicas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Dr. Vinícius Augusto Filipak, esteve na manhã de quarta-feira, 24, no auditório da 6 Regional de Saúde de União da Vitória e falou aos prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paraná (AMSULPAR) e Secretários Municipais sobre a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do (SAMU)  Regional e a portaria pública para construção Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

 

 

Ambos os serviços integram a Rede Paraná Urgência, programa do Governo do Estado que visa reforçar o sistema de atendimentos aos casos de emergência em todas as regiões paranaenses. Lançado no inicio de abril pelo governador Beto Richa, a expectativa de investimento nas regiões paranaenses é de R$ 211 milhões. “O objetivo é reduzir o tempo de resposta nos serviços de urgência e emergência, o que diminui os índices de mortalidade e os riscos de sequelas”, explicou Filipak.

 

Durante a explanação,Vinícius destacou os avanços na área da saúde nos últimos dois anos, como a redução dos índices de mortalidade materno-infantil e o aumento no número de transplantes realizados no Paraná. “Temos excelentes programas, que têm trazido avanços inquestionáveis à população do Paraná”, disse.

 

O Diretor também explicou os procedimentos necessários para a implantação do SAMU e do UPA na região. Cabe agora aos prefeitos decidirem se aprovam ou não a vinda para a região da AMSULPAR.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR