Durante a tarde de quinta-feira, 22 de março, o Município de União da Vitória recebeu uma grande notícia que há muito esperava: a confirmação da criação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no bairro São Cristóvão, que foi formalizado com a entrega da escritura do terreno.

 

Reitor do IFPR assina documentação que oficializa o recebimento do terreno

 

Prefeito Juco assina documento de repasse de terreno doado

 

Com o apoio do Núcleo Regional da Educação e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater), as autoridades que estiveram presentes na Câmara de Vereadores do Município, sede do evento, puderam assistir à assinatura que oficializou a vinda do Instituto, e parabenizaram ao prefeito Carlos Alberto Jung, Juco, por sua atitude, incentivando dessa forma a educação. Entre eles esteve o ex deputado e ex prefeito Pedro Ivo Ilkiu, que aproveitou para dar parabéns ao atual prefeito pelo seu esforço.

 

Público presente na Câmara de Vereadores para a oficialização da doação de terreno

 

O professor Irineu Mario Colombo, Reitor do IFPR, iniciou seu pronunciamento prestando uma homenagem a velhos amigos de União da Vitória, entre eles Airton Bernado Roveda, ex-deputado federal, e o deputado estadual, Valdir Rossoni. Ele enfatizou a importância da institucionalização do interior perante a educação e determinou o prazo dois anos, 2014, para que tudo esteja pronto para o início das aulas. Segundo ele, esse momento marca o início de uma nova política.

 

Reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo em seu pronunciamento

 

O Presidente da Associação Municipal do Sul Paranaense (Amsulpar), e Prefeito de Porto Vitória, Kurt Nielsen Jr, considera esse um dia de glória, e afirma que essa conquista vai além de um “simples instituto de educação”, pois demonstra a preocupação que o Estado passou a ter em relação ao interior.

“Até então fomos penalizados por preservarmos nosso interior. Hoje seremos reconhecidos por isso, ganhando valorização na educação”.

Enquanto parabenizou a iniciativa, o presidente aproveitou o momento para fazer um pedido ao Reitor, solicitando a criação de cursos voltados à agropecuária, que hoje é essencial para o desenvolvimento da região, fortemente rural. Essa proposta é fruto que o Conselho gestou do Território do Vale do Iguaçu e apoiada por todos os municípios associados à Amsulpar.

 

Presidente da Amsulpar, Kurt Nielsen Jr, faz pedido ao IFPR apresentando proposta criada pela Emater

 

Jair Brugnago, que é chefe do Núcleo Regional da Educação de União da Vitória, diz que a busca por parceiros que queiram um diferencial na educação municipal e qualificação profissional agora se concretiza. De acordo com ele, a demanda local reprimida é muito grande pela falta de locais de ensino e que isso, além do esvaziamento da população jovem urbana e rural, causa evasão de bons professores que deixam o Município em busca de oportunidades de trabalho. Mas, com a vinda do Instituto isso não acontecerá mais, pois a região será vista pelo seu grande potencial humano. Brugnago agradeceu pela confiança concedida a ele, ao prefeito e a todos que partilham dessa ideia, em que a educação é vista como prioridade.

 

Jair Brugnago, chefe do Núcleo Regional da Educação de União da Vitória

 

O Prefeito Juco agradeceu a todas as autoridades que trabalharam por esse acontecimento, que marca os 122 anos de União da Vitória, em 2012.

“Agora poderemos dizer que temos mão de obra qualificada, e que estamos nos tornando um polo da educação”, afirma. Para ele, essa oficialização fecha com chave de ouro a conclusão de sua gestão, que chega ao fim neste ano.

Para a construção do campus, será utilizada uma área de 60 mil metros quadrados, onde serão investidos 600 mil reais. Conforme contou professor Colombo, a contratação de professores poderá chegar até a quantidade de 120, variando de acordo com a carga horária definida. Descreveu também os blocos que irão compor a infraestrutura do Instituto e da manutenção anual que ele receberá para que seu processo de crescimento seja permanente.

 

Prefeito Juco e autoridades que apoiaram a vinda do IFPR à região

 

Em seguida, o prefeito convidou a todos para irem até o terreno em questão, que fica na Av. Paula Freitas, s/n, no Bairro São Braz, no Distrito de São Cristóvão.