Post
Valorizar e organizar a produção de hortaliças e frutas da região é o objetivo do projeto HF

No último dia 25 de abril o Prefeito Euclides Pasa e o Secretário Municipal da Agricultura Valdir Ostrowski estiveram em União da Vitória para prestigiar o lançamento do Projeto HF que ocorreu em espaço cedido pelo SENAC-PR. Valorizar e organizar a produção de hortaliças e frutas da região é o objetivo do projeto que conta com 34 entidades envolvidas, com liderança de ações coordenadas pela EMATER-PR.
Nos últimos anos foram perdidos milhões de reais na economia do Vale do Iguaçu devido à falta de organização desse setor. Além de melhorar a dinâmica econômica dos municípios, os consumidores terão maior garantia de que estarão consumindo alimentos saudáveis e frescos, basta que se procure nas gôndolas o selo do projeto no setor de hortaliças e frutas de 15 supermercados cadastrados. O resultado esperado com o projeto é um ciclo virtuoso em que todos os elos da cadeia produtiva saem ganhando antes mesmo da saída dos alimentos das propriedades dos agricultores até a mesa do consumidor.
Dentre cursos, debates, dias de campo, oficinas e feiras houveram mais de 20 eventos trabalhados no último ano, e sempre que realizados no nosso município a Prefeitura deu apoio para que proporcionem oportunidades para os Agricultores Familiares. Cruz Machado é um dos municípios mais engajados e da primeira turma do projeto, Valdemar Grabowski, Wilian Guth, Juliana Diurza e Natália Bobrik representaram 10 produtores atendidos pelo Extensionista Rodolpho Neumann do escritório municipal de Cruz Machado.
A COOAVI, Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu, conta com 5 associados participantes do projeto e estão negociando sua produção com os pontos de vendas cadastrados. Estas iniciativas proporcionarão um incremento imediato de 20% na renda das famílias. Aliás, a cooperativa irá receber também apoio da prefeitura na construção de uma Agroindústria de Processamento de Hortaliças, uma iniciativa de negócio sustentável do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (PRORURAL). No próximo dia 16, acontecerá evento que faz parte do Projeto HF, onde serão ministradas três palestras voltadas para o Controle Biológico na Igreja Luterana.
Na ocasião também se fizeram presentes autoridades, gestores públicos e instituições representativas dos mais variados segmentos.
Texto: Rodolpho Thiago Neumann – EMATER/PR
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
