O governador Ratinho Junior esteve em União da Vitória nesta quinta-feira (20), fazendo importantes anúncios. Recepcionado pelo presidente da AMSULPAR, Antonio Luis Szaykowski e demais municípios da região, o Governador assinou o protocolo de intenções para a contratação do anteprojeto para contenção de cheias no Rio Iguaçu.

O documento vai levar em consideração os 17 estudos existentes para minimizar os impactos das enchentes na região, buscando uma solução mais viável. O investimento do Governo do Estado apenas nesta etapa é de R$ 5,2 milhões, com prazo de 45 dias para a contratação da empresa responsável. A partir disso, são 10 meses para a elaboração do anteprojeto indicando a melhor proposta técnica, que pode ser única ou por meio de diferentes intervenções, incluindo túneis, canais extravasores, diques, denotações de rochas, desassoreamento e alargamento do rio.

“Um importante momento para toda nossa região que há anos espera uma solução para esse problema que tanto nos prejudica. A contenção das cheias do Rio Iguaçu irá beneficiar todos os municípios que sofrem tantos prejuízos com enchentes”, destacou o presidente da AMSULPAR, Antonio Luis Szaykowski.

“Estou muito motivado para buscar a melhor solução para amenizar esse problema crônico das enchentes, que atormenta a população de União da Vitória há mais de 50 anos. Motivado porque sei que teremos os melhores profissionais para encontrar o projeto mais adequado com base em estudos de especialistas capacitados para isso”, destacou o governador Ratinho Junior.