Aconteceu nesta quinta-feira (13) em União da Vitória o encontro presencial do Núcleo de Cooperação Socioambiental em 2025 promovido pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, por meio do programa Itaipu Mais que Energia e Governo Federal.

O encontro foi realizado no auditório da Unespar e reuniu a sociedade como um todo com o objetivo de identificar problemáticas e debater ações que possam contribuir com o desenvolvimento na região.

O encontro reforçou o engajamento e a consolidação dos grupos, que discutiram temas como desemprego, desmatamento, agrotóxico e matriz de responsabilidade econômica que foram apontados como problemáticas da região em encontro anterior.

O Núcleo instalado para atender a região conta com cerca de 50 pessoas, envolvendo a sociedade, instituições de ensino, Poder Executivo e Poder Legislativo. “A Itaipu com a nova política do diretor geral Enio Verri definiu no Estado do Paraná nos 399 municípios a criação dos 20 núcleos. Na nossa região, começamos positivamente com o Núcleo que está trabalhando problemáticas que foram apontadas através da sociedade”, comentou o coordenador da Região Sul do Projeto Governança Participativa, Arielton Alves.

Sobre os Núcleos

Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa está alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.

Eles constituem um espaço de escuta ativa, formativos e educacionais, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.