Um momento histórico para a região da AMSULPAR. Nesta segunda-feira (02), aconteceu em União da Vitória o lançamento do vestibular especial da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Serão ofertadas 160 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia, com 32 vagas para cada curso. Após a incorporação dos cursos do Uniuv, a instituição passa a somar 16 cursos de graduação — sendo seis bacharelados e dez licenciaturas — totalizando 634 vagas anuais. O vestibular especial representa uma etapa decisiva na consolidação da Unespar como polo regional de educação pública, gratuita e de qualidade.

O lançamento contou com a presença dos prefeitos Joel Ferreira (General Carneiro), que no ato representou o presidente da Amsulpar, (prefeito de Paula Freitas), Sebastião Dalpra, Fabinho Machiavelli (Antônio Olinto), Rodrigo Rossoni (Bituruna), Carlos Nowak (Cruz Machado), Ary Carneiro Júnior (União da Vitória), Ireneu Zacharias (Paulo Frontin) e Fabiano Glaab (Porto Vitória).

Também estiveram presentes o vice-governador Darci Piana; o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona; o deputado estadual Hussein Bakri; o presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Santin Roveda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; e a coordenadora regional da Casa Civil, Gabi Bakri.

“Uma demanda antiga da região que agora se materializa. O Paraná possui a maior rede de universidades estaduais do Brasil, o que é fundamental para a qualificação do nosso mercado de trabalho e para o aumento da competitividade das nossas empresas. Com essa incorporação, damos um novo passo nessa direção”, afirmou Darci Piana.

“Esse processo seletivo garante que cursos de graduação com alta demanda sejam ofertados com a qualidade e a estrutura de uma universidade pública, reforçando nosso compromisso com o ensino gratuito e de excelência”, destacou Aldo Bona.

“Essa é uma conquista histórica para o Sul do Paraná, um sonho de décadas de toda a comunidade. A universidade é uma indústria sem chaminé, que vai proporcionar um enorme salto no desenvolvimento social e econômico da nossa região”, disse o deputado estadual Hussein Bakri.