Post
Prefeitos recebem orientação da Codapar referente ao Programa Patrulha do Campo
As máquinas do Programa Estadual Patrulha do Campo, lançada pelo governador Beto Richa, já estão disponíveis para dois municípios da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). Por sorteio foram escolhidos São João do Triunfo e General Carneiro, como primeiros contemplados. Para gerenciar os equipamentos, das duas patrulhas disponibilizadas para os nove associados mais São João do Triunfo, os municípios criaram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul), presidido pelo prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos. Na manhã de quinta-feira, 25, os prefeitos contemplados, a presidência do Consórcio e da Amsulpar receberam orientações da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR) sobre os procedimentos inerentes aos equipamentos.
O presidente da Amsulpar e prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, esteve presente e enalteceu a importância dos equipamentos que serão fundamentais para todos os municípios. De acordo com Pedro Ivo, os prefeitos e secretários de Obras anseiam pelo início dos trabalhos. Antes de receber às máquinas é fundamental o departamento de engenharia de cada prefeitura fazer um projeto para a realização do trabalho. Isso é pré-requisito para a atuação da Patrulha do Campo.
O representante da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR) Davi Penezi, pontuou questões relativas aos trabalhos. Esclareceu que as despesas de hospedagens para funcionários e técnicos da Companhia são de responsabilidade do município que recebe os equipamentos. Da mesma forma que o combustível e os materiais de infraestrutura como cascalho e tubulação. Conforme o técnico, a Codapar irá acompanhar e fiscalizar a realização dos serviços executados. Disso a necessidade de um projeto de engenharia para preceder os trabalhos. A Companhia fará relatórios diários dos procedimentos.
Davi disse que cada consórcio tem liberdade de realizar sorteios e constituir a ordem da realização dos serviços. Da mesma forma que necessita criar regras para o uso da Patrulha, como números de dias em cada município. Quanto ao rendimento dos trabalhos, o representante da Codapar salientou que vai depender do clima.
Ainda, na reunião os prefeitos, formalizaram o convênio entre as entidades envolvidas. Para a contratação do operadores das máquinas será realizado um processo seletivo. O edital será lançado na próxima semana.