No último dia 25 de abril o Prefeito Euclides Pasa e o Secretário Municipal da Agricultura Valdir Ostrowski estiveram em União da Vitória para prestigiar o lançamento do Projeto HF que ocorreu em espaço cedido pelo SENAC-PR. Valorizar e organizar a produção de hortaliças e frutas da região é o objetivo do projeto que conta com 34 entidades envolvidas, com liderança de ações coordenadas pela EMATER-PR.

Nos últimos anos foram perdidos milhões de reais na economia do Vale do Iguaçu devido à falta de organização desse setor. Além de melhorar a dinâmica econômica dos municípios, os consumidores terão maior garantia de que estarão consumindo alimentos saudáveis e frescos, basta que se procure nas gôndolas o selo do projeto no setor de hortaliças e frutas de 15 supermercados cadastrados. O resultado esperado com o projeto é um ciclo virtuoso em que todos os elos da cadeia produtiva saem ganhando antes mesmo da saída dos alimentos das propriedades dos agricultores até a mesa do consumidor.

Dentre cursos, debates, dias de campo, oficinas e feiras houveram mais de 20 eventos trabalhados no último ano, e sempre que realizados no nosso município a Prefeitura deu apoio para que proporcionem oportunidades para os Agricultores Familiares.  Cruz Machado é um dos municípios mais engajados e da primeira turma do projeto, Valdemar Grabowski, Wilian Guth, Juliana Diurza e Natália Bobrik representaram 10 produtores atendidos pelo Extensionista Rodolpho Neumann do escritório municipal de Cruz Machado.

A COOAVI, Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu, conta com 5 associados participantes do projeto e estão negociando sua produção com os pontos de vendas cadastrados. Estas iniciativas proporcionarão um incremento imediato de 20% na renda das famílias. Aliás, a cooperativa irá receber também apoio da prefeitura na construção de uma Agroindústria de Processamento de Hortaliças, uma iniciativa de negócio sustentável do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (PRORURAL). No próximo dia 16, acontecerá evento que faz parte do Projeto HF, onde serão ministradas três palestras voltadas para o Controle Biológico na Igreja Luterana.

Na ocasião também se fizeram presentes autoridades, gestores públicos e instituições representativas dos mais variados segmentos.

Texto: Rodolpho Thiago Neumann – EMATER/PR