Nessa sexta-feira, 22, a Emater, com a parceira do Sicoob e do Município de Paula Freitas, realizou o Primeiro Seminário da Erva-Mate Sombreada na região sul do Paraná, abrangendo as nove cidades pertencentes à Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar). O evento aconteceu no Centro Comunitário de Paula Freitas, reunindo produtores rurais de toda a região para tratar de diversos assuntos referentes à cadeia produtiva da cultura, além da apresentação de maquinas e equipamentos do setor ervateiro.

 

“A região da Amsulpar é a maior produtora de erva-mate sombreada do mundo”, disse o Chefe Regional da Emater, Cleacir Junior Dall Agnol, na primeira palestra do seminário sobre rentabilidade e importância regional da erva-mate. Cleacir ainda explicou que a erva-mate tem grande importância socioeconômica, pois é cultivada em propriedades familiares, é economia ativa de diversos municípios, gera emprego, renda e impostos.

 

Em seguida houve a palestra sobre tributação e notas do produtor, com o contabilista Mauro Severo Krinski, que além de destacar a importância da tributação e notas fiscais, disse que o seminário era de grande valor para os produtores. “Temos especialistas e técnicos aqui para nos ensinar a melhorar a produção do nosso produto [erva-mate] a partir de hoje”, disse.

 

Ainda no período da manhã, o Engenheiro Florestal e Diretor Executivo do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Roberto Magno Ferron, falou sobre a estruturação e objetivo do instituto e sobre o mercado, o cenário atual e o futuro da erva-mate. Ferron explicou que a Ibramate tem como objetivo reunir as entidades representativas dos produtores e que tem como função fazer o planejamento, organização, gestão e promoção da cadeia produtiva da erva-mate. “Tem que haver uma parceria entre o produtor e a indústria, no intuito de levar a erva-mate para o mercado nacional e global”, disse Ferron. Ele ainda destacou que a erva-mate é um patrimônio genético sul americano e uma das principais espécies florestais do Brasil.

 

A última palestra abordou a nutrição e manejo da erva-mate visando melhoria da produtividade e a sustentabilidade da cultura, com o Engenheiro Florestal, Dr. Delmar Santin e enfim aberto espaço para perguntas.

 

Também estiveram presentes no evento o Deputado Estadual Hussein Bakri, o Chefe Regional da Seab, Jair de Mello, o Chefe Regional do IAP, André Luiz Aleixo e o Secretário Executivo da Amsulpar, Wagner Ari Neumann.